terça-feira, 16 de outubro de 2012

Currículo- Real, Oculto e Prescrito


         Grundy (1987) assegura que: "O currículo não é um conceito, mas uma construção cultural. Isto é, não se trata de um conceito abstrato que tenha algum tipo de existência fora e previamente à experiência humana. É, antes, um modo de organizar uma série de práticas educativas" (p.5).
Os currículos são a expressão do equilíbrio de interesses e forças que gravitam sobre o sistema educativo num dado momento, enquanto que através deles se realizam os fins da educação no ensino escolarizado.
   Conforme Moreira e Silva (1997, p. 28) apud Santos (2009), “o currículo é um terreno de produção e de política cultural, no qual os materiais existentes funcionam como matéria-prima de criação e recriação e, sobretudo, de contestação e transgressão”. O currículo escolar tem ação direta ou indireta na formação e desenvolvimento do aluno. Assim, é fácil perceber que a ideologia, cultura e poder nele configurados são determinantes no resultado educacional que se produzirá.
    Nos dias atuais encontramos três tipos de currículo: o real, o oculto e o prescrito.

    O Currículo Real é o currículo que acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto Pedagógico e dos planos de ensino. Ele é a transposição pragmática do currículo formal, é a interpretação que o professor e alunos constroem, conjuntamente, no cotidiano a partir dos elementos do currículo formal e das experiências pessoais de cada um.
A característica marcante deste currículo é a contextualização dos conteúdos. São os moldes formais do Currículo formal que tomam vida na sala de sala onde se pode repensar seus conceitos e construir competências de caráter conceitual, procedimental e atitudinal. È a execução de um plano é a efetivação do que foi planejado, menos que neste caminho de planejar e do executar aconteça mudanças, intervenção da própria experiência dos professores, decorrente de seus valores, crenças e significados. (Libâneo, p.172). Essa metamorfose do conhecimento institucional ao conhecimento vivencial oportuniza a construção do conhecimento gerando, evidentemente,um saber significativo.

O Currículo Oculto, é a representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência em meia a convivência e a espontaneidade e o meio a várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepção que vigoram no meio social e escolar. São todas as manifestações em ambiente escolar. São as simbologias que formam o ambiente escolar.O termo oculto significa que ele não está prescrito, não a parece no planejamento, embora se constitua como importante fator na aprendizagem. 
O currículo oculto é representado pelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor provenientes da experiência cultural, dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu meio social e vivenciado na própria escola, ou seja, das praticas e experiências compartilhadas em escola e na sala de aula, (Libâneo, p. 172). Portanto o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes. O que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes, comportamentos, valores e orientações
É importante levar em consideracao o Currículo Oculto, pois, representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar. O currículo está oculto por que ele não aparece no planejamento do professor (MOREIRA; SILVA, 1997, apud SANTOS, 2009).

O Currículo Prescrito é aquele que se apresenta na organização e da distribuição das disciplinas com os seus objetivos, conteúdos programáticos, estratégias didáticas e procedimentos de avaliação. Nele encontra-se expresso os acordos propostos e estabelecidos por todos os participantes do seu processo de construção. O trabalho realizado na escola, a elaboração da Proposta Pedagógica e o planejamento do professor sofrem a influência direta do currículo formal e prescrito. Ele é um conjunto de decisões normativas que são produzidas nos gabinetes das secretárias Federais, Estaduais e Municipais de educação. 
É um currículo totalmente distanciado do currículo Real, pois não respeita a diversidade, e não é construído pelos que fazem a escola cotidianamente. O currículo prescrito atribuí à escola o papel de transmitir uma cultura com base na lógica da reprodução, um currículo igual para todo o território e para todos os alunos, construído para que o professor o execute da forma como veio estruturado. Mesmo o currículo sendo prescrito, o professor através de sua interação deve construir, no dia-a-dia, novas alternativas curriculares para a sua prática docente.


Abaixo tem alguns links para vídeo que tratam do assunto abordado a cima. Aproveitem para aprofundar ainda mais seus conhecimentos.

http://youtu.be/RnijdB7naLv

http://youtu.be/SX16ysMDL
http://youtu.be/rXwTGJupo

Espero que voces tenham gostado.
Abraços a todos.
Com carinho Luciana (Coordenadora Pedagógica da Escola Arte de Aprender)






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