Grundy (1987)
assegura que: "O currículo não é um conceito, mas uma construção cultural.
Isto é, não se trata de um conceito abstrato que tenha algum tipo de existência
fora e previamente à experiência humana. É, antes, um modo de organizar uma
série de práticas educativas" (p.5).
Os currículos são a
expressão do equilíbrio de interesses e forças que gravitam sobre o sistema
educativo num dado momento, enquanto que através deles se realizam os fins da
educação no ensino escolarizado.
Conforme
Moreira e Silva (1997, p. 28) apud Santos (2009), “o currículo é um terreno de
produção e de política cultural, no qual os materiais existentes funcionam como
matéria-prima de criação e recriação e, sobretudo, de contestação e
transgressão”. O currículo escolar tem ação direta ou indireta na formação e
desenvolvimento do aluno. Assim, é fácil perceber que a ideologia, cultura e
poder nele configurados são determinantes no resultado educacional que se
produzirá.
Nos dias atuais encontramos três tipos de currículo: o real, o oculto e o prescrito.
O Currículo Real é o currículo que acontece dentro da sala de aula com
professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto Pedagógico e dos
planos de ensino. Ele é a transposição pragmática do currículo formal, é a
interpretação que o professor e alunos constroem, conjuntamente, no cotidiano a
partir dos elementos do currículo formal e das experiências pessoais de cada
um.
A característica marcante deste
currículo é a contextualização dos conteúdos. São
os moldes formais do Currículo formal que tomam vida na sala de sala onde se
pode repensar seus conceitos e construir competências de caráter conceitual,
procedimental e atitudinal. È a execução de um plano é a efetivação do que foi
planejado, menos que neste caminho de planejar e do executar aconteça mudanças,
intervenção da própria experiência dos professores, decorrente de seus valores,
crenças e significados. (Libâneo, p.172). Essa metamorfose do conhecimento
institucional ao conhecimento vivencial oportuniza a construção do conhecimento
gerando, evidentemente,um saber significativo.
O Currículo Oculto, é a representação de tudo o que os alunos aprendem pela
convivência em meia a convivência e a espontaneidade e o meio a várias
práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepção que vigoram no meio
social e escolar. São todas as manifestações em ambiente escolar. São as
simbologias que formam o ambiente escolar.O termo oculto significa que ele não
está prescrito, não a parece no planejamento, embora se constitua como importante
fator na aprendizagem.
O currículo oculto é representado pelas influências que
afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor provenientes da
experiência cultural, dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu
meio social e vivenciado na própria escola, ou seja, das praticas e
experiências compartilhadas em escola e na sala de aula, (Libâneo, p. 172). Portanto
o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar
que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma
implícita para aprendizagens sociais relevantes. O que se aprende no currículo
oculto são fundamentalmente atitudes, comportamentos, valores e orientações
É
importante levar em consideracao o Currículo Oculto, pois, representa tudo o
que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes,
comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar. O
currículo está oculto por que ele não aparece no planejamento do professor
(MOREIRA; SILVA, 1997, apud SANTOS, 2009).
O
Currículo Prescrito é aquele que se apresenta na organização e da
distribuição das disciplinas com os seus objetivos, conteúdos programáticos,
estratégias didáticas e procedimentos de avaliação. Nele encontra-se expresso
os acordos propostos e estabelecidos por todos os participantes do seu processo
de construção. O trabalho realizado na escola, a elaboração da Proposta Pedagógica
e o planejamento do professor sofrem a influência direta do currículo formal e
prescrito. Ele é um conjunto de decisões normativas
que são produzidas nos gabinetes das secretárias Federais, Estaduais e Municipais
de educação.
É um currículo totalmente distanciado do currículo Real, pois não
respeita a diversidade, e não é construído pelos que fazem a escola
cotidianamente. O currículo prescrito atribuí à escola o papel de transmitir
uma cultura com base na lógica da reprodução, um currículo igual para todo o
território e para todos os alunos, construído para que o professor o execute da
forma como veio estruturado. Mesmo o currículo sendo prescrito, o professor
através de sua interação deve construir, no dia-a-dia, novas alternativas
curriculares para a sua prática docente.
Abaixo tem alguns links para vídeo que tratam do assunto abordado a cima. Aproveitem para aprofundar ainda mais seus conhecimentos.
http://youtu.be/RnijdB7naLv
http://youtu.be/SX16ysMDL
http://youtu.be/rXwTGJupo
Espero que voces tenham gostado.
Abraços a todos.
Com carinho Luciana (Coordenadora Pedagógica da Escola Arte de Aprender)
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