Inicio este blog para os leitores/ professores da Escola Arte de Aprender, colocando duas questões para serem discutidas.

Como podemos definir currículo
escolar? Qual a finalidade da educação hoje e a quem ela se destina?
Vivemos em uma sociedade que se
desenvolve constantemente. As transformações são rápidas, que o novo em pouco
tempo já se torna velho, dando lugar às novas formas de organização e idéias. A
escola é um ambiente que nos permiti acompanhar estas transformações mais
rapidamente. Assim, todos os envolvidos dentro do ambiente escolar deve ficar
atendo, pois, os alunos que temos hoje não são os mesmos de dez anos a traz, as
idéias são diferentes, os valores, a concepção de família entre outras mudanças que ocorrem constantemente.
Neste sentido, é importante que a escola
também começe a repensar a educação. É ai que entra a importancia da construção
do currículo escolar, onde a participação de todos os envolvidos na educação
constitui uma peça fundamental.
Desse modo, o currículo constituiu um dos fatores que maior influência possui na
qualidade do ensino. Não existe uma noção, mas várias noções de currículo,
tantas quantas as perspectivas adotadas. O currículo continua a ser
identificado, como "plano de estudo". Currículo significa, neste caso,
pouco mais do que o elenco e a sequência de matérias propostas para um dado
ciclo de estudos, um nível de escolaridade ou um curso, cuja frequência e
conclusão conduzem o aluno a graduar-se nesse ciclo, nível ou curso.
Para Ribeiro (1989), o plano
curricular concretiza-se na atribuição de tempos letivos semanais a cada uma
das disciplinas que o integram, de acordo com o seu peso relativo no conjunto
dessas matérias e nos vários anos de escolaridade que tal plano pode
contemplar. Este conceito de currículo, muito próximo do conceito de programa,
como foi formulado por Bobbit (1922), evoluiu para um conceito mais amplo que
privilegia o contexto escolar e todos os fatores que nele interferem.
Procurando traduzir estas novas concepções Ribeiro (1989), propôs a seguinte
definição mais operacional de currículo: "Plano estruturado de
ensino-aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a
alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de
aprendizagem a promover”. Mas o currículo não é apenas planificação, mas também
a prática em que se estabelece o diálogo entre os agentes sociais, os técnicos,
as famílias, os professores e os alunos. O currículo é determinado pelo
contexto, e nele adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas.
Para tanto, o Currículo é considerado
um conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para
orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades.
Busca e exprime geralmente concretizar as intenções dos sistemas educacionais e
o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido
pela sociedade. A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos que
envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos
teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que concretizam na sala de
aula.
Acrescentando aos questionamentos anteriores
indago: Como você professor(a) contribui para o currículo da sua escola? Que
conhecimentos são contemplados no currículo da sua escola?
Para Veiga (2002, p.7), o currículo é uma parte importante da
organização escolar e faz parte do projeto-político-pedagógico de cada escola.
Por isso ele deve ser pensado e refletido pelos sujeitos em interação “que têm
um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente”.
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