sábado, 13 de outubro de 2012

Currículo Escolar: A importância da participação de todos dentro do contexto escolar



Inicio este blog para os leitores/ professores da Escola Arte de Aprender, colocando duas questões  para serem discutidas.

Como podemos definir currículo escolar? Qual a finalidade da educação hoje e a quem ela se destina? 
Vivemos em uma sociedade que se desenvolve constantemente. As transformações são rápidas, que o novo em pouco tempo já se torna velho, dando lugar às novas formas de organização e idéias. A escola é um ambiente que nos permiti acompanhar estas transformações mais rapidamente. Assim, todos os envolvidos dentro do ambiente escolar deve ficar atendo, pois, os alunos que temos hoje não são os mesmos de dez anos a traz, as idéias são diferentes, os valores, a concepção de família entre outras  mudanças que ocorrem constantemente.
Neste sentido, é importante que a escola também começe a repensar a educação. É ai que entra a importancia da construção do currículo escolar, onde a participação de todos os envolvidos na educação constitui uma peça fundamental.  
Desse modo, o currículo constituiu um dos fatores que maior influência possui na qualidade do ensino. Não existe uma noção, mas várias noções de currículo, tantas quantas as perspectivas adotadas. O currículo continua a ser identificado, como "plano de estudo". Currículo significa, neste caso, pouco mais do que o elenco e a sequência de matérias propostas para um dado ciclo de estudos, um nível de escolaridade ou um curso, cuja frequência e conclusão conduzem o aluno a graduar-se nesse ciclo, nível ou curso.
Para Ribeiro (1989), o plano curricular concretiza-se na atribuição de tempos letivos semanais a cada uma das disciplinas que o integram, de acordo com o seu peso relativo no conjunto dessas matérias e nos vários anos de escolaridade que tal plano pode contemplar. Este conceito de currículo, muito próximo do conceito de programa, como foi formulado por Bobbit (1922), evoluiu para um conceito mais amplo que privilegia o contexto escolar e todos os fatores que nele interferem. Procurando traduzir estas novas concepções Ribeiro (1989), propôs a seguinte definição mais operacional de currículo: "Plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover”. Mas o currículo não é apenas planificação, mas também a prática em que se estabelece o diálogo entre os agentes sociais, os técnicos, as famílias, os professores e os alunos. O currículo é determinado pelo contexto, e nele adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas.
Para tanto, o Currículo é considerado um conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Busca e exprime geralmente concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade. A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que concretizam na sala de aula.
Acrescentando aos questionamentos anteriores indago: Como você professor(a) contribui para o currículo da sua escola? Que conhecimentos são contemplados no currículo da sua escola?

  Para Veiga (2002, p.7), o currículo é uma parte importante da organização escolar e faz parte do projeto-político-pedagógico de cada escola. Por isso ele deve ser pensado e refletido pelos sujeitos em interação “que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente”.



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